Saiba qual o método mais Eficaz, Adequado e Seguro na Secagem das Mãos! 

 Secador de Mãos VS. Toalha de Papel

Frequentemente encontramos secadores para secagem das mãos, mas será que esse é o método mais Eficaz, Adequado e Seguro? Estudos alertam sobre a utilização destes equipamentos. Sabendo que esse tema é muito importante, a FRATELLO preparou um conteúdo dinâmico sobre a importância da Secagem das Mãos Adequada e Segura.  Vamos conversar um pouco mais sobre isso?
Aproveite e continue a leitura!  

Olha essa curiosidade histórica! 

Em pleno século 19 a taxa de infecção era altíssima, para você ter ideia os hospitais eram conhecidos como “Casas da Morte” onde os doentes ficavam aglomerados em salas sem ventilações onde dificilmente chegava água ou higiene. Os nobres escolhiam se tratar em casa onde as taxas de mortalidade caiam de três a cinco vezes.  

No ano de 1846, o médico húngaro Ignaz Semmelweis do Hospital Geral de Viena, atribuiu as mortes de febre pós-parto as ações dos médicos que circulavam sem nenhuma higienização das mãos, entre os necrotérios, salas cirúrgicas e as salas de parto. Devido a este cenário decretou obrigatoriedade das lavagens das mãos por toda equipe médica antes dos procedimentos, para que não houvesse disseminação das “partículas cadavéricas” que estariam contaminando as pacientes.  

Na época a adesão das lavagens das mãos não foi bem aceita, gerando um conflito com todo corpo clínico de médicos que decidiram expulsar Ignaz do hospital. Hoje em dia sabemos o quão valiosa é a higiene de mãos, uma ação fundamental para evitar a propagação de microrganismos que causam doenças.

Como os Secadores de Mãos Funcionam?

É possível encontrar diversos secadores de mãos, tanto de ar quente quanto de ar frio. Eles basicamente trabalham da seguinte maneira, um sistema que faz a retirada do ar no ambiente em que está instalado, no caso os que liberam ar quente ocorre o aquecimento deste ar captado, e logo após ele é liberado nas mãos. Podendo possuir um filtro entre a captação e liberação do ar ou não.  

Qual o problema deste sistema? 

Primeiramente precisamos lembrar do contexto em que esses secadores estão inseridos. Então vamos lá, quando ocorre o acionamento da descarga com a tampa do vaso sanitário levantada, isso faz com que microrganismos, presentes nas fezes por exemplo, sejam suspensos e dispersados no ar contaminando todo ambiente.  

Voltando aos secadores, assim que acionados eles vão captar esse ar contaminado e jogar diretamente em nossas mãos. Caso esse secador tenha o filtro, isso não impede que o jato de ar tenha a ação de espalhar esses microrganismos em distâncias e alturas suficientes para nos contaminar inteiros.  

Outra questão considerável é o processo de higiene das mãos adequado. Se uma pessoa utilizar o banheiro e não realizar a lavagem das mãos de forma eficaz, na hora da secagem das mãos com o secador, todos os microrganismos que não foram retirados durante a lavagem serão dissipados por todo ambiente. 

Levantamos para vocês alguns dados de artigos científicos:

  • Os secadores de mãos podem espalhar os microrganismos presentes no ambiente em até 1,60m de altura. Sendo assim eles são capazes de fixar em nossos cabelos, roupas, bolsas, etc. 
  • Pensando em distância, os microrganismos são capazes de chegar até 3m distante da pessoa que está secando as mãos. 
  • Secadores com jato de ar quente podem dispersar no ambiente 34 a 104 partículas de microrganismos em cada momento que é acionado.  
  • Secadores com jato de ar frio podem dispensar no ambiente de 2.219 a 3.005 partículas de microrganismos em cada momento que é acionado.

E agora, qual método é mais Eficaz, Adequado e Seguro para Secagem das Mãos? 

Temos inúmeras evidências que fazem as toalhas de papel seguras, seguem as principais questões levantadas: 

  • As toalhas de papel são de uso único, sendo assim descartáveis.  
  • Com seu poder de absorção removem a água e os microrganismos de forma mais rápida e eficaz. 
  • A fricção do papel sobre a mão ajuda na redução da carga de micróbios presente na pele. 
  • No processo de secagem das mãos com papel toalha, esses podem espalhar microrganismos presentes no ambiente em até 0,80m de altura. 
  • Pensando em distância, os microrganismos são capazes de chegar até 1,5m distante da pessoa que está secando as mãos. 
  • Toalha de Papel pode dispersar no ambiente 15 partículas de microrganismos. 

Analisando os números, os estudos nos mostram que os secadores de mãos dispersam 2,2mil vezes mais microrganismos que podem causar doenças do que as toalhas de papel. Portanto sem dúvida nenhuma as toalhas de Papel são a opção mais assertiva do mercado.

Possuímos uma diversidade de Papéis Profissionais para auxiliar na secagem Eficaz, Adequada e Segura das Mãos na sua instituição. Entre em contato com os nossos Consultores Técnicos!

Conheça o Sistema Comodato que oferecemos!

FONTES

American Society for Microbiology. Disponível: https://journals.asm.org/doi/full/10.1128/AEM.00044-18 
American Journal of Infection Control. Disponível: https://www.ajicjournal.org/article/S0196-6553(07)00595-0/fulltext
Agência Fiocruz. Disponível: Agência Fiocruz de Notícias
Europeantissue.com